Fluxo de caixa: o que é e como aplicá-lo no seu negócio?

Finanças
20 minutos de leitura 25.07.2023
Fluxo de caixa: o que é e como aplicá-lo no seu negócio?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Pronto para organizar as finanças da sua empresa? Hoje vamos te ensinar sobre uma ferramenta muito importante para o acompanhamento financeiro: o fluxo de caixa.

Compreender a realidade financeira da sua empresa é fundamental para que o negócio cresça de forma sustentável e você possa criar mais assertivas a curto e longo prazo.

 

Uma das principais formas de realizar esse controle é o fluxo de caixa, uma prática que permite que você olhe para todas as entradas e saídas de recursos e a disponibilidade de capital de giro na empresa.

 

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto através dos tópicos a seguir:

 

  • O que é fluxo de caixa?
  • Para que serve o fluxo de caixa?
  • Quais as vantagens de se fazer fluxo de caixa?
  • De quanto em quanto tempo devo fazer o fluxo de caixa?
  • Como fazer um fluxo de caixa eficiente?

 

Continue a leitura!

 

 

O que é fluxo de caixa?

 

De forma simples, podemos dizer que o fluxo de caixa é uma atividade que permite que você registre e analise o fluxo de dinheiro do caixa da sua empresa. Ele abrange o que é recolhido e tudo o que é gasto, sempre obedecendo um período de tempo pré estabelecido.

 

É fundamental que esses registros sejam feitos de forma detalhada, com disciplina e sem erros. Isso garante que você enxergue a realidade financeira sem mascarar nenhum problema ou ponto de atenção.

 

Veja um exemplo: se você avalia apenas o dinheiro que entra na sua empresa, sem considerar os gastos atuais e gastos futuros, a sua concepção financeira do negócio ficará bem distante do recurso que essa empresa realmente possui.

 

No geral, o monitoramento do fluxo de caixa pode ser diário, semanal ou até mesmo quinzenal para focar no presente, fornecer uma base histórica do passado e te ajudar a projetar coisas para o futuro.

 

Um bom fluxo de caixa inclui:

 

  • Análise do saldo;
  • Registros diários de entradas e saídas;
  • Análises de dívidas e negociações de pagamento;
  • Projeção de pagamentos e recebimentos;
  • Análise de investimento e aplicação de recursos.

 

 

Para que serve o fluxo de caixa?

 

Apesar de ser um pouco trabalhoso, o fluxo de caixa tem um papel fundamental para as finanças da sua empresa. Veja a seguir as principais utilidades deste recurso:

 

1. Chamar atenção para uma fonte de gastos desnecessários

 

Muitos empreendedores sentem que estão gastando mais do que o necessário, mas não sabem dizer exatamente quanto, nem o porquê.

 

Com o fluxo de caixa, você consegue mapear todos os seus gastos e identificar fontes de desperdício.

 

2. Identificar a necessidade de investimentos

 

Imagine que um produto seu está vendendo muito bem, mas pode vender ainda mais. O fluxo de caixa permite que você identifique esta ocorrência e perceba uma oportunidade de investimento.

 

Pode ser a troca de um equipamento, novas contratações ou até mesmo um maior investimento no marketing.

 

3. Acompanhar os prazos das suas contas

 

Pode parecer uma tarefa simples, mas a verdade é que acompanhar os prazos das contas ajuda a evitar inadimplência e te livra daquele efeito bola de neve criado pelos cursos de algumas contas.

 

Leia também: Como cobrar cliente inadimplente? Cuidados e boas práticas

 

4. Ressaltar a sazonalidade dos produtos

 

Com o passar do tempo, o seu fluxo de caixa te permitirá identificar a sazonalidade dos produtos, o que te ajuda a se preparar para os momentos de alta (abastecendo os estoques) e para os momentos de baixa, com a redução de compra de insumos.

 

5. Definir os melhores prazos para as suas contas

 

Além disso, o fluxo de caixa fornece um histórico que ajuda a entender em quais dias do mês você terá mais dinheiro em caixa — informação extremamente valiosa e que deve ser utilizada na escolha dos vencimentos das contas.

Uma vez que você sabe quando terá dinheiro, pode se programar para não ser pego de surpresa por compromissos financeiros que não conseguirá cumprir. Percebe a importância?

 

Leia mais: Tipos de fluxo de caixa: conheça os mais importantes

 

 

Ilustração

 

 

Quais as vantagens de se fazer fluxo de caixa?

 

Nos tópicos acima, elencamos todas as utilidades do fluxo de caixa e, depois dessa leitura, foi possível compreender que a prática tem tudo a ver com organização financeira.

 

Em resumo, é através do fluxo de caixa que a gestão responsável consegue antecipar decisões importantes e avaliar possíveis planos de ação para melhorias no negócio.

 

Nesse sentido, é com o auxílio desse relatório que despesas são reduzidas e todo o planejamento da instituição é realizado de forma muito mais assertiva.

 

No geral, as principais vantagens de um fluxo de caixa são:

 

  • Evita gastos desnecessários;
  • Melhora a tomada de decisão;
  • Alinha pagamentos e processos.

 

 

De quanto em quanto tempo devo fazer o fluxo de caixa?

 

Como citamos anteriormente, não existe uma regra para a periodicidade da realização do fluxo de caixa. Contudo, algumas dicas podem te auxiliar a melhorar esse processo.

 

De modo geral, o monitoramento do fluxo de caixa pode ser diário, semanal ou até mesmo quinzenal. Em empresas que possuem grandes movimentações, no entanto, é mais indicado que esse acompanhamento seja feito diariamente.

 

Essa frequência é importante para que você acompanhe de perto tudo o que está acontecendo na sua empresa e mantenha as informações financeiras organizadas e atualizadas.

 

Além disso, é fundamental que você mantenha relatórios periódicos. Caso você opte por realizar o acompanhamento diário, por exemplo, é importante que você se comprometa a todos os dias realizar essa prática.

 

 

Como fazer um fluxo de caixa eficiente?

 

Se você já tem um negócio, a ideia de começar um fluxo de caixa do zero pode parecer assustadora — mas não se desespere! Com certeza essa prática valerá a pena!

 

Para te ajudar a deixar esse processo mais simples e leve, montamos 5 dicas importantes para fazer um fluxo de caixa eficiente. Continue lendo!

 

1. Tenha dados sempre atualizados

 

O primeiro passo para colocar em prática um bom fluxo de caixa é mantê-lo sempre atualizado.

 

Uma vez que a prática é essencial na saúde financeira da sua empresa, nada mais fundamental do que atualizar constantemente os dados para estar sempre acompanhando a situação atual do negócio, não é mesmo?

 

Dessa forma, invista em bons mecanismos de coleta de dados para estar sempre de olho na realidade da sua empresa.

 

2. Faça o planejamento financeiro da sua empresa

 

Depois de analisar todas as entradas e saídas de recursos, é possível entender o que pode ser aperfeiçoado ou aproveitado nos próximos meses.

 

Por isso, faça o planejamento financeiro da instituição a partir das informações que você coletar!

 

3. Organize as informações

 

Diante de tantas informações sobre a sua empresa, é importante categorizar cada dado.

 

Para isso, separe suas receitas e despesas por categorias para que você não tenha dificuldade em acompanhar as suas transações no futuro!

 

Esse controle vai ser fundamental para a sua gestão financeira e para uma visão mais ampla do negócio.

 

4. Tenha os pés no chão na projeção de lucros

 

A projeção de fluxo de caixa está voltada para cenários futuros, mas é fundamental que você tenha os pés no chão durante esse processo.

 

Isso porque, quanto mais precisa for a projeção, mais eficiente será a organização das finanças. A partir disso, o gestor responsável consegue avaliar possíveis cenários de riscos e ter uma estimativa se o negócio precisará de financiamentos ou se vão sobrar recursos, por exemplo.

 

→ Leia mais sobre: Projeção de fluxo de caixa: o que é, exemplos e como fazer

 

5. Tenha um bom sistema de gestão como o Contas Online

 

A contabilidade é uma área que vem passando por grandes revoluções com a tecnologia e, nesse sentido, investir em ferramentas de gestão financeira é sempre uma boa opção, seja você um empreendedor novato ou um veterano.

 

O Contas Online é um sistema de gestão financeira online que te ajuda a se beneficiar do uso do fluxo de caixa no presente e no futuro. Quer ver como?

 

  • Com o Contas Online, você tem demonstrativo do seu fluxo de caixa

O demonstrativo do fluxo de caixa te ajuda a ter uma visão panorâmica do passado e do presente financeiro da sua empresa. Ele mostra de maneira completa a movimentação financeira de determinado período de tempo.

 

A partir dessas informações, fica muito mais fácil entender onde o seu negócio está e o que você precisa fazer para que ele prospere.

 

  • Com o Contas Online, você consegue projetar um fluxo de caixa

O fluxo de caixa projetado é aquele que você usa para projetar datas de pagamento. É ele que te informa quais são os melhores dias para o vencimento das suas contas.

 

Pode até parecer bobagem à princípio, mas este recurso ajuda (e muito!) os empreendedores anteciparem momentos de crise, oferecendo a chance de se preparar para enfrentá-los.

 

 

Acesse o seu plano ideal, gere relatórios e acompanhe as finanças do seu negócio!

 

O Contas Online é um sistema de gestão financeira completo que oferece para você ferramentas para analisar, controlar e planejar as finanças da sua empresa.

 

São mais de 20 funcionalidades e planos adaptados para a sua necessidade, sem taxa de inicialização e sem necessidade de inserir um cartão de crédito. Escolha o plano ideal e teste grátis por 14 dias!

 

 

Ilustração

 

Agora que você já conhece as principais informações sobre o fluxo de caixa, que tal compartilhar este artigo com outros empreendedores?

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde