Divisão de salário: como pode ser feito?

Finanças Gestão Planejamento
24 minutos de leitura 29.05.2023
Divisão de salário: como pode ser feito?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Confira três métodos práticos e fáceis de divisão de salário e dicas úteis de como se organizar financeiramente e traçar metas possíveis para a sua vida pessoal e profissional.

Organizar as finanças é um desafio para muitas pessoas, principalmente quando se trata do salário. Pensando em ajudar você nesse processo, elaboramos este artigo com dicas úteis de divisão de salário como uma etapa inicial não só para quem deseja poupar dinheiro, mas também para aqueles que não querem gastar mais do que devem durante o mês.

 

O que você verá neste artigo:

 

  • Por que fazer a divisão de salário?
  • Então, como dividir o salário? — métodos práticos
  • Como dividir as contas do mês?
  • Como fazer a divisão de despesas com meu cônjuge (ou com a família)?
  • Crie uma reserva de emergência
  • Onde devo guardar minha reserva de emergência?
  • Quando devo usar minha reserva de emergência?
  • Conte com a tecnologia para se organizar financeiramente!

 

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!

 

 

Por que fazer a divisão de salário?

 

Antes de falarmos sobre a divisão de salário e os benefícios dessa prática, precisamos entender primeiro o conceito de inteligência financeira. Vamos lá?

 

Basicamente, a prática está relacionada com habilidade de lidar com as finanças de forma equilibrada e sensata, obtendo uma relação saudável com o dinheiro.

Esse termo está diretamente relacionado com a educação financeira, uma forma de administrar o próprio dinheiro através de técnicas e práticas específicas — como a divisão de salário.

 

A expressão, como o próprio nome sugere, permite que você divida o seu salário e, consequentemente, se organize financeiramente durante o mês, evitando atrasos e gastos desnecessários.

 

Essa estratégia trabalha diariamente a disciplina com o próprio dinheiro, permitindo que você descubra novas maneiras de economizar e criar metas para a sua vida financeira.

 

Além disso, a divisão de salário garante também que você esteja preparado para qualquer imprevisto. Afinal, a prática exige que você guarde um pouco do dinheiro que você ganhou no mês para eventos e objetivos futuros. Ainda neste artigo, falaremos com mais detalhes sobre a reserva de emergência.

 

 

Então, como dividir o salário?

 

No início, a tarefa de dividir o salário pode parecer um pouco complicada — mas a verdade é que ela é muito mais simples do que se imagina. A grande questão é seguir algumas regras e métodos básicos que melhor se encaixam na sua realidade e aproveitar todos os benefícios da divisão do salário!

 

Atualmente, existem inúmeros métodos simples e eficientes criados para dividir o salário que ajudam empreendedores em todo o mundo a se organizarem.

 

Para todos eles, é preciso bastante organização e disciplina para alcançar, de fato, os objetivos estabelecidos.

 

Neste artigo, separamos os três principais que podem ser aplicados na sua vida financeira pessoal e profissional. Aqui, a dica é identificar qual o método que mais condiz com a sua rotina e segui-lo.

 

Conheça cada um deles nos tópicos abaixo!

 

1. Método do envelope

 

Muitas pessoas iniciam a organização financeira com o método dos envelopes por se tratar de uma maneira fácil e intuitiva para começar.

 

Basicamente, você terá um envelope para cada categoria dos seus gastos e despesas específicas. Por exemplo: um envelope para compras de mercado, outro para conta de luz, outro para lazer e assim por diante.

 

A partir daí, basta colocar uma quantia específica de dinheiro dentro de cada envelope e gastar somente o dinheiro que está ali dentro até o fim do mês. Simples, não é mesmo?

 

Assim como os outros métodos de divisão de salário, é muito importante conhecer o seu dinheiro antes mesmo de iniciar essa organização. Dessa forma, você consegue dividir cada parte do seu salário de forma assertiva e de acordo com as suas necessidades. Uma dica para isso é investir em planners financeiros.

 

Leia mais em: Como montar um planner financeiro de forma fácil

 

2. Método 50-30-20

 

Outro método de divisão de salário é o 50-30-20 que, como o próprio nome diz, divide a sua renda líquida mensal em três partes: 50%, 30% e 20%.

 

O modelo foi desenvolvido pela atual senadora norte-americana Elizabeth Warren e, assim como o método do envelope, tem como principal objetivo conseguir organizar o seu dinheiro e equilibrar as suas entradas e saídas mensalmente.

 

Veja como funciona na prática:

 

  1. A primeira categoria, isto é, 50% do seu salário, deve ser destinada aos gastos fixos. Ou seja, os gastos considerados essenciais para o dia a dia, como energia elétrica, supermercado, plano de saúde, farmácia etc.
  2. Os 30% da segunda categoria são voltados para os gastos variáveis. Basicamente, são todos os gastos que não entraram na sua primeira lista e se identificam como lazer, como plataforma de streaming, compras, entre outros.
  3. Por fim, os últimos 20% da terceira e última categoria vão para a quitação de dívidas ou investimentos. É aqui que você começa a fazer planos com o dinheiro e criar metas pessoais ou empresariais de curto, médio e longo prazo.

 

 

Ilustração

 

3. Método 70-30

 

Assim como o método 50-30-20, o método 70-30 também divide a sua renda líquida mensal em porcentagens. A grande diferença é que, neste segundo modelo, o seu salário é dividido apenas em duas práticas — por isso é considerado um método prático e objetivo.

 

Entenda melhor como ele funciona na prática:

 

70% do dinheiro que você ganha será utilizado para as despesas do mês, incluindo as de lazer. Os outros 30%, então, serão voltados para algum tipo de investimento com o objetivo de aumentar o seu capital.

 

Muitas pessoas optam por esse método por ser mais simples. Contudo, é importante reforçar que, assim como os demais, o método 70-30 demanda bastante atenção e organização para que os gastos fixos e variáveis não sejam confundidos.

 

 

Veja outras dúvidas comuns sobre a divisão de salário:

 

 

Como dividir as contas no mês?

 

Como você leu anteriormente, existem vários métodos que podem te ajudar na divisão do salário e, consequentemente, a dividir as contas no mês.

 

O primeiro passo é conhecer exatamente quais são os seus gastos, desde os mais supérfluos até os mais essenciais.

 

Para isso, anote em um papel ou no computador para onde está indo o seu dinheiro durante o mês, como aluguel, luz, água, supermercado, roupas, estudos, cinema, baladas, deliverys, entre outros. A partir disso, você terá uma visão macro do seu dinheiro e conseguirá aplicar com mais eficácia os métodos apresentados anteriormente.

 

A nossa dica é estar sempre de olho nas suas finanças, estando a par de qualquer modificação e podendo traçar metas cada vez mais assertivas.

 

 

Como fazer a divisão de despesas com meu cônjuge (ou com a família)?

 

Outro assunto que gera muitas dúvidas sobre a divisão de salário é como dividir as contas do mês com o seu cônjuge ou o resto da família.

 

A verdade é que não existe uma única forma de fazer isso. A partir do momento em que estão sob o mesmo teto, é imprescindível que o casal converse sobre como o orçamento daquela família será distribuído.

 

Ainda está em dúvida? Não se preocupe! Separamos algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento importante:

 

  • Conversem sobre o quanto cada um pode e deseja contribuir;
  • Defina os principais objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo;
  • Monte um orçamento para o casal.

 

Como citamos anteriormente, o próprio casal precisa descobrir o que funciona melhor e, caso haja alguma dificuldade, é interessante buscar por uma consultoria financeira.

 

 

Crie uma reserva de emergência

 

Outro tópico e dica importante para fazer a divisão de salário é criar uma reserva de emergência — basicamente uma prática que pode te ajudar (e muito) em imprevistos futuros.

 

No método do envelope, por exemplo, você pode separar um envelope para a sua reserva de emergência. No método 70-30, que tal reservar uma parte dos 30% para esse dinheiro?

 

O principal objetivo dessa prática é diminuir os danos caso alguma coisa aconteça e você precise de uma determinada quantia em dinheiro. A dica é todo mês separar um valor para a reserva e usá-la somente quando necessário.

 

Onde devo guardar minha reserva de emergência?

 

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre onde guardar a reserva de emergência e a verdade é que não existe apenas um método para isso.

 

O principal é entender que essa reserva não é um tipo de investimento que irá gerar ganhos extraordinários. Além disso, é importante guardá-la em locais que disponibilizam o resgate imediato nessas situações de emergência.

 

Para avaliar a melhor opção, avalie fatores importantes, como: liquidez, segurança e baixa volatilidade.

 

Leia também: Termos financeiros: conheça os mais utilizados e seus significados

 

Quando devo usar minha reserva de emergência?

 

Como o próprio nome sugere, a reserva de emergência deve ser utilizada apenas em emergências, ou seja, situações que demandam recursos financeiros extras e que não estão imediatamente disponíveis.

 

No geral, as principais situações para o uso de uma reserva de emergência são:

 

  • Desemprego;
  • Gastos com saúde;
  • Acidentes;
  • Mudança de cidade;
  • Burocracias em geral.

 

Um exemplo prático que forçou muitos brasileiros a usar a reserva de emergência foi a pandemia, uma situação completamente atípica e que exigiu uma enorme organização financeira para manter as contas em dia. Deu para entender por que é tão importante fazer a divisão do salário e cuidar do seu dinheiro?

 

 

Conte com a tecnologia para se organizar financeiramente!

 

Com o avanço da tecnologia, muitos sistemas e controles financeiros surgiram para facilitar ainda mais a organização financeira, seja ela de uso empresarial ou pessoal.

 

Com tantos números, obrigações e tarefas no dia a dia, não é tão difícil assim esquecer de pagar uma conta ou errar algum cálculo, não é mesmo? Porém, com o auxílio da tecnologia, os erros humanos são zerados e as suas tarefas são realizadas de forma muito mais fácil e rápida, como a organização do seu salário e até mesmo o acompanhamento das suas metas.

 

O Contas Online é um software de gerenciamento financeiro totalmente personalizável para atendê-lo da melhor forma possível e uma excelente ferramenta para te ajudar na organização financeira e na divisão de salário!

 

São mais de 20 funcionalidades em nosso sistema que podem ser personalizadas da melhor forma para você. Em uma divisão de salários, por exemplo, você pode optar por utilizar a nossa organização de lançamentos em categorias, lançamentos recorrentes ou até mesmo a criação de metas e objetivos para acompanhar a sua evolução.

 

Curtiu? Então, conheça todos os nossos planos e aproveite! Escolha a opção ideal e teste todos os recursos grátis por 14 dias.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde