Plano de Carreira: 7 dicas para montar o seu

Planejamento
7 minutos de leitura 27.09.2023
Plano de Carreira: 7 dicas para montar o seu
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

O plano de carreira descreve exatamente o que você deseja para a sua vida profissional, ele potencializa e dá foco às habilidades e aptidões que você possui.

Já ouviu falar de plano de carreira? Ele pode ajudar e muito na sua jornada para atingir o seu trabalho ideal. Com ele o seu processo de autoconhecimento aumenta significativamente.

 

Quando você sabe o que quer e para que veio, tudo o mais pode ser utilizado para atingir seus objetivos estabelecidos. É lógico que estratégias às vezes tem que mudar, mas tendo consciência dos seus propósitos, tudo fica mais claro e possível de acontecer.

 

O que é plano de carreira?

 

Para Chiavenato (2006), “o planejamento de carreiras está relacionado com os objetivos profissionais do indivíduo e suas aspirações pessoais de carreira, sendo estabelecidos a partir dos interesses e expectativas do indivíduo”

 

O plano de carreira junta os objetivos e metas que uma pessoa almeja alcançar em sua vida profissional. Além disso, o plano envolve todo o caminho que a pessoa tem que percorrer para atingir os seus objetivos.

 

 

Ilustração

 

 

Como deve ser criado?

 

Ele deve ser criado de forma bem elaborada e realista, é importante que na estrutura venha detalhado as habilidades, os pontos fracos, os recursos e as competências que serão necessárias para que o indivíduo conquiste o seu objetivo e tenha sucesso no plano criado.

 

 

Qual a importância do plano de carreira?

 

O plano é importante para que você não perca o foco. Sabendo qual caminho percorrer e onde deseja chegar é fundamental para a eficiência do plano. Tendo essa visão, as chances de desistência ou mudanças drásticas de planos são bem menores de acontecer.

 

Outra importância do plano de carreira é para a gestão de desempenho dentro das empresas. Com ele as empresas podem identificar melhor as habilidades e os potenciais de seus funcionários, facilitando o processo de treinamento e assim ajudar no desenvolvimento e crescimento da empresa.

 

 

Aprenda montar o seu plano de carreira com 7 dicas eficientes

 

Agora que já vimos o que é e qual a importância do plano, aprendemos a seguir como montá-lo em 7 passos.

 

1- Objetivos profissionais

 

O primeiro passo é definir os seus objetivos profissionais, eles precisam ser realistas e estar conforme as suas habilidades, os seus recursos e as suas limitações. Para facilitar, você pode classificá-los em objetivos de curto, médio e longo prazo.

 

Eles lhe ajudarão a alcançar as etapas gradualmente, para que o processo não se torne pesado ou impossível de realizar.

 

2- Desenvolva suas habilidades

 

Saber quais são as suas habilidades, seus pontos fortes e fracos te mostram onde você deve aperfeiçoar e o que pode melhorar. Se você quer se tornar um professor, você tem que estar ciente das habilidades que esse cargo necessita.

 

Que seriam: uma boa comunicação e oratória, ter um conhecimento a fundo daquilo que deseja ensinar, e uma boa didática. Sabendo dessas características inerentes à profissão, você pode alinhar as suas habilidades a elas para ter um melhor resultado.

 

3- Onde deseja atuar

 

Outro ponto importante é saber onde você deseja chegar e quais são as oportunidades que existem no mercado para tal. Considerando o professor do item anterior, você deseja ser um professor de ensino fundamental ou talvez um professor universitário?

 

Para cada qual terá um estudo, um desenvolvimento e crescimento profissional diferente. Tem que estar ciente de que ser um professor universitário vai exigir que você faça mais pesquisas, que tenha mais títulos no currículo, etc.

 

 

Ilustração

 

 

4- Conhecimento necessário

 

Essa etapa indica aquilo que você precisa adquirir com estudo e profissionalização de suas habilidades. Um curso que lhe trará um certificado, o desenvolvimento das suas competências e uma melhor execução das suas atividades para o mercado de

trabalho escolhido.

 

Por exemplo, o professor do fundamental precisará ter um curso de pedagogia, uma pós-graduação. Caso queira ser diretor terá que fazer especialização e adquirir outras especialidades próprias do cargo.

 

Tudo isso deve ser devidamente detalhado. Se capacitar na área que deseja atuar é extremamente importante e pode ser o ponto-chave para que você alcance seus objetivos profissionais de forma eficiente.

 

5- Colocando em prática

 

Com todas as informações pertinentes descritas, você pode elaborar como irá agir. Como tirar o seu plano do papel para a prática. Aqui você deve estipular a ordem, os prazos e os recursos que irá utilizar.

 

No caso de um professor universitário além da graduação, precisa passar em um concurso para atuar em uma universidade federal. Então terá que dividir seu horário entre o trabalho e o estudo para o concurso, poderá ter que pagar um curso de preparação e qual será o valor?

 

Tudo deve ser anotado com detalhes para facilitar a conclusão do objetivo e não ser pego desprevenido, por esta ou aquela adversidade, como o valor do curso, por exemplo. Se for fundamental para completar alguma etapa e não houver como arcar com esse custo, pode causar problemas em todo o plano de carreira.

 

Leia sobre: Como fazer o planejamento de gastos mensais e sair do vermelho?

 

6- Monitore o andamento das etapas

 

Monitore o seu progresso sempre que for necessário. Ter consciência de como seu plano está indo, aumenta as chances de se concretizar. Caso algo não esteja indo como o esperado, tente mudar de tática e se reorganizar.

 

Adversidades e imprevistos podem acontecer, então saiba contorná-los. Tenha planos de contingência e se mantenha resiliente, muitas vezes as coisas não saem exatamente do jeito que esperamos, mas o importante é não desistir e saber a hora de mudar a estratégia.

 

7- Ajuda e feedback

 

Procure ajuda sempre que precisar, busque inspiração e conselhos de quem já esteve onde você está e conseguiu chegar onde desejava. Essa motivação de fora pode ser o impulso e a orientação que estava necessitando quando uma etapa está mais difícil.

 

 

Ilustração

 

 

Conclusão

 

O plano de carreira é uma importante ferramenta para que a pessoa trace suas metas e objetivos profissionais de forma realista.

Essa compreensão dos fatos, de manter o pé no chão aumentam as chances de ter o sucesso que deseja na carreira.

 

Como todo processo, deve ser feito de maneira estruturada e com etapas de curto, médio e longo prazo. Essa divisão torna mais passível de ser realizado com precisão. Cada etapa concluída é um incentivo para terminar a próxima.

 

Saber o que você quer e como será o caminho até lá de deixa motivado a se preparar para vencer os obstáculos que aparecerem. Além de tudo, os recursos são algo que merecem a devida atenção, e ter um planejamento financeiro além de tudo pode potencializar sua aprendizagem se você tiver como arcar com os custos de um ensino de qualidade.

 

 

Contas Online

 

O Contas Online é um sistema de controle financeiro cujo objetivo é ajudar seus usuários a monitorar de forma prática e eficaz seu fluxo de caixa. O sistema permite que você registre todos os seus dados de entrada e saída.

 

Você pode utilizar a ferramenta para classificar e categorizar seus registros de maneira simples, permitindo encontrá-los posteriormente com a ajuda de filtros, além de ter a possibilidade de criar relatórios específicos para a sua necessidade.

 

Venha testar as funcionalidades do sistema por 14 dias grátis.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde