Tributo, imposto, taxa e contribuição: você sabe a diferença entre eles?

Finanças
9 minutos de leitura 11.12.2023
Tributo, imposto, taxa e contribuição: você sabe a diferença entre eles?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

A diferença entre os tributos está na arrecadação que elas trazem para cada unidade federativa do governo. Esses recursos são direcionados segundo sua finalidade, para assim não ocorrerem desvios.

Absolutamente nada é de graça nessa vida, você tem que pagar para nascer e mesmo após a morte outros gastos são necessários. Se não bastassem as despesas necessárias à manutenção da nossa vida, ainda temos tributos a pagar ao governo.

 

Segundo o Observatório de Política Fiscal, a Carga Tributária no Brasil em 2022 atingiu 33,7% do PIB, com o maior nível da série histórica desde 2007, quando atingiu 33,64%. O valor em 2022 ultrapassou os R$ 3 trilhões, o que configura a nossa carga tributária como uma das mais altas do mundo, principalmente em relação aos tributos que incidem sobre o consumo.

 

Isso faz com que fiquemos logo atrás de países europeus altamente desenvolvidos, como Hungria e Dinamarca, que ao contrário do Brasil entregam serviços públicos de qualidade a sua população. Ao decorrer deste artigo veremos tudo o que engloba um tributo, e, além disso, a importância de utilizar um sistema de controle financeiro.

 

 

Ilustração

 

 

O que é tributo?

 

Os tributos são aqueles pagamentos obrigatórios que devemos liquidar junto a uma entidade pública. São aplicados quando realizamos alguma compra, venda, transportes de mercadorias, entre outros serviços. Como principal arrecadação do governo, eles incidem sobre o consumo, renda e patrimônio

 

Segundo a Lei Nº 5.172, do Código Tributário Nacional - CTN:

 

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada - art. 3º do Código Tributário Nacional - CTN

 

Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria - art. 5º do Código Tributário Nacional - CTN

 

A seguir veremos os tipos de tributos e alguns exemplos:

 

Impostos

 

Os impostos podem ser divididos segundo as responsabilidades de cada governo, seja federal, estadual ou municipal. O objetivo desses recursos arrecadados são para manutenção de serviços públicos disponibilizados e utilizados pela própria população. A seguir veremos alguns tipos de impostos.

 

Quais são os tipos de Impostos?

 

Impostos Federais

São os impostos destinados à União, para a manutenção da administração do governo e são responsáveis por 60% das arrecadações do país. Entre eles podemos citar IR, IOF, IPI, IRPJ, II, IE, ITR, INSS.

 

Impostos Estaduais

Destinados ao Estado, tem o objetivo de cuidar da manutenção do mesmo, como financiar seus serviços, investir em sua infraestrutura, seja em escolas, faculdades e rodovias estaduais. Sua arrecadação equivale a 28% do total. Entre os impostos podemos citar ICMS, IPVA, ITCMD, COFINS.

 

Impostos Municipais

Esses impostos são destinados aos municípios e são convertidos em infraestrutura e manutenção local, de escolas, unidades de pronto atendimento, entre outros serviços. A arrecadação equivale a 5,5% do total. Entre eles podemos citar IPTU, ISS, ITBI.

 

Taxas

 

Esses tributos são vinculados a serviços públicos específicos, como emissão de documentos, recolhimento do lixo, entre outros. Podem ser criadas pelas três esferas do governo. As taxas são divididas em dois tipos, veremos a seguir.

 

Quais são os tipos de Taxas?

 

Taxas de serviços

Essas taxas são obrigatórias e referentes aos serviços públicos prestados à população, no entanto, não são cobradas àqueles que não têm acesso aos serviços. Portanto, o serviço deve ser disponibilizado para ter qualquer cobrança por parte do governo.

 

Entre elas, temos:

 

  • Taxa de Emissão de Documentos (federal, estadual e municipal)
  • Taxa de Coleta de Lixo
  • Taxa de Combate a Incêndios
  • Taxa de Licenciamento Anual de Veículo

 

Taxas de fiscalização

São as taxas referentes à vigilância, controle e fiscalização, costumam ser pagas às prefeituras. Geralmente realizadas de forma anual, é possível consultá-las por meio do portal online, a maioria das prefeituras já possui um.

 

Algumas delas, são:

 

  • Taxa de Conservação e Limpeza Pública
  • Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária
  • Taxa de Fiscalização de Estabelecimento (TFE)

 

 

Ilustração

 

 

Contribuições

 

São tributos utilizados para financiar demandas de problemas específicos, e por isso é possível identificar o destino pontual e qual valor essa arrecadação deve ter. As contribuições são divididas em quatro, veremos a seguir.

 

Quais são os tipos de contribuições?

 

Contribuição de melhorias

Essa contribuição é determinada, segundo os custos de obras públicas decorrentes de valorização imobiliária, tendo um limite total estipulado no valor que será agregado a cada imóvel. Conclui-se, assim, que sua finalidade é custear obras públicas que posteriormente irão beneficiar a coletividade.

 

Geralmente o Estado executa a obra pública e posteriormente cobra uma contraprestação. Vale ressaltar que a contribuição aqui é o valor exato da obra, dessa forma não permite que o Estado enriqueça de maneira indevida. Entre essas obras, podemos citar: construção de estradas, iluminação pública, pontes, aterros sanitários, represas, etc.

 

Algumas dessas contribuições, são:

 

  • Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública
  • Contribuição à Direção de Portos e Costas (DPC)
  • Contribuições de Melhoria no geral(calçamento, esgoto, rede de esgoto, etc.)

 

Contribuição especiais

Criadas unicamente pelo Governo Federal, instituídas por leis ordinárias, podendo haver exceções e sua destinação também é bem específica. O objetivo principal é intervenção econômica e não a arrecadação fiscal.

 

Podemos citar:

 

  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
  • Contribuições aos Órgãos de Fiscalização Profissional (OAB, CRC, CRM, etc)

 

Leia sobre: Seguro-desemprego: quem tem direito e como solicitar

                   O que é NIS e qual é a sua relação como PIS/PASEP?

 

 

Contribuições parafiscais

São contribuições recolhidas de atividades realizadas por empresas privadas, mas que apresentam algum interesse público, o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento.

 

Entre essas empresas, temos:

 

  • Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (SENAC)
  • Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI)
  • Contribuição ao Serviço Social da Indústria (SESI)
  • Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR)

 

Empréstimos compulsórios

Somente a União pode criar o empréstimo compulsório e deve ser feito por meio de lei complementar. Geralmente ocorrem quando há gastos de ordem pública que não foram previstos. Como são empréstimos, a União tem a obrigação de devolver os valores aos contribuintes.

 

 Segundo o art.15 do Código Tributário Nacional - CTN:

 

Somente a União, nos seguintes casos excepcionais, pode instituir empréstimos compulsórios:

     I - guerra externa, ou sua iminência;

     II - calamidade pública que exija auxílio federal impossível de atender com os recursos orçamentários disponíveis;

     III - conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo.

     Parágrafo único. A lei fixará obrigatoriamente o prazo do empréstimo e as condições de seu resgate, observando, no que for aplicável, o disposto nesta Lei.

 

 

E qual é a diferença entre esses tipos de arrecadações?

 

Como vimos, o tributo engloba o imposto, a taxa e a contribuição e em cada um deles você encontra diferentes finalidades. A taxa é para serviços mais específicos, o imposto já engloba mais opções e variedades e seu recolhimento pode ser estadual, federal, ou municipal. No esboço abaixo, você tem um resumo das diferenças:

 

 

Tipos de Tributos

 

 

Quando é proibido cobrar impostos?

 

Não é permitido cobrar impostos de:

 

  • Entidades religiosas
  • Entidades sindicais de trabalhadores
  • Instituições educacionais sem fins lucrativos
  • Partidos Políticos
  • Livros, livros digitais, jornais

 

 

Tributos e Controle Financeiro

 

Como vimos, o governo tem várias maneiras de arrecadar recursos para manter seu administrativo e diversos serviços disponibilizados ao público funcionando. Cada qual dentro de sua categoria e segundo suas especificidades, e para manter tudo em ordem a gestão tanto financeira quanto administrativa tem que estar em ordem.

 

Podemos deduzir que se o governo não tem um bom administrador, os recursos não são direcionados às despesas necessárias, os serviços passam a ser de péssima qualidade ou simplesmente não funcionam. Logo, a sociedade inteira é prejudicada por essa incompetência.

 

O mesmo ocorre com as nossas despesas e gastos, para termos um mínimo de noção e conhecimento de todo o nosso fluxo de caixa é preciso ter um controle financeiro de qualidade. Ter um controle financeiro nos deixa muito bem preparados para lidar com tudo o que envolve nossa vida e saúde financeira. E um aliado capaz e eficiente para tal papel, é o Contas Online.

 

 

 

Contas Online

 

Se pretende iniciar seu controle agora mesmo, o Contas Online pode te ajudar. Ele é o sistema ideal para fazer a gestão financeira tanto do pessoal quanto do empresarial. O sistema permite que você o personalize segundo as suas necessidades e preferências.

 

Ele conta com mais de 20 funcionalidades e recursos que garantem a praticidade e eficiência que você precisa. Faça um teste de 14 dias grátis no sistema e tenha o controle que a sua saúde financeira merece.

 

Cadastre e comece a testar já!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde