8 informações essenciais que o seu currículo deve ter

Planejamento
10 minutos de leitura 13.03.2024
8 informações essenciais que o seu currículo deve ter
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Confira 7 dicas para um currículo notável: inclua informações que impressionem, focando em habilidades e conquistas. Tenha exemplos práticos do que colocar.

Um currículo é extremamente importante para conseguir uma entrevista de emprego e destacar suas qualificações para uma vaga. Ele serve como a primeira impressão que um empregador tem de você como candidato.

 

Por isso, é essencial desenvolver um currículo atraente, conciso e bem estruturado para aumentar suas chances de conseguir uma entrevista. Dedique tempo para personalizar seu currículo para cada vaga que você está se candidatando.

 

Foque em realçar suas habilidades e experiências mais relevantes para aquela função e empresa específica. Evite erros de digitação e formatação. Use frases concisas. Revise e atualize seu currículo regularmente.

 

Siga essas dicas para criar um currículo de sucesso que irá impressionar recrutadores e gerentes de contratação.

 

 

Ilustração

 

 

Mas afinal, quais informações são essenciais?

 

1. Informações Pessoais

 

As Informações Pessoais são os seus dados básicos de identificação e contato. É importante incluir:

 

  • Nome completo
  • Endereço residencial
  • Número de telefone
  • Endereço de e-mail profissional
  • Links para portfólio online e/ou perfil no LinkedIn

 

Mantenha estas informações simples e profissionais. Use um endereço de e-mail sóbrio, normalmente seu nome.sobrenome@gmail.com.

 

Inclua links diretos para seu portfólio ou perfil do LinkedIn para que o recrutador possa verificar rapidamente seu trabalho e experiência.

 

Evite informações pessoais desnecessárias como data de nascimento, estado civil, número do CPF, foto ou outras informações que podem levar a discriminação. O foco deve estar em seus dados para contato profissional.

 

2. Objetivo Profissional

 

O objetivo profissional é uma parte importante do currículo, pois comunica de forma rápida e eficiente seus interesses, habilidades e aspirações profissionais. Ao escrever seu objetivo, siga estas dicas:

 

  • Seja conciso: limite seu objetivo a 2-3 linhas, no máximo. Frases longas e repletas de gírias cansam o recrutador.
  • Personalize para cada vaga: adapte os termos do seu objetivo para combinar com a descrição da vaga, incorporando palavras-chave. Isso mostra ao recrutador que você é um bom candidato para aquela posição específica.
  • Destaque suas habilidades: inclua 1-2 habilidades fortes que sejam relevantes para a vaga e mostre como você pode agregar valor para a empresa.
  • Demonstre entusiasmo: um objetivo sem vida, apenas listando habilidades, não conquista ninguém. Mostre interesse real na oportunidade de trabalho.
  • Olhe para o futuro: foque seu objetivo no que você almeja profissionalmente, não somente no que já fez. Isso mostra proatividade.
  • Atualize para cada vaga: não utilize um objetivo genérico. Personalize-o para cada vaga, para mostrar que você se dedicou em fazer um match com a empresa e a posição.

 

Ao investir alguns minutos customizando seu objetivo profissional para cada vaga, você se destacará dos demais candidatos demonstrando foco e interesse genuíno na oportunidade. Isso pode fazer toda a diferença na hora da seleção.

 

 

Leia também: Quem pode e como abrir uma Conta Salário?

 

3. Educação

 

Liste as instituições de ensino que você estudou, começando pela mais recente. Inclua o nome da instituição, curso, datas de início e término.

 

  • Universidade XYZ (2020 - Presente)

                        Bacharelado em Administração

  • Faculdade ABC (2017 - 2020)

                        Técnico em Contabilidade

 

Destaque cursos que sejam relevantes para a vaga que você está aplicando. Por exemplo, se a vaga requer conhecimentos em análise de dados, ressalte cursos de análise de dados, estatística ou programação que você tenha feito.

 

Isso mostrará ao recrutador que você tem as competências técnicas necessárias para a função.

 

4. Experiência Profissional

 

A seção de experiência profissional é essencial no currículo. Nela, você deve listar todas as suas experiências de trabalho em ordem cronológica inversa, ou seja, começando pela mais recente.

O objetivo é demonstrar sua trajetória profissional e evolução ao longo do tempo. Para cada experiência, é essencial incluir as seguintes informações:

 

  • Nome da empresa
  • Cargo
  • Período de trabalho (mês e ano de início e término)
  • Principais responsabilidades e realizações

 

Ao descrever suas responsabilidades, foque nos aspectos mais relevantes para a vaga pretendida. Use verbos de ação como "liderar", "gerenciar", "desenvolver", etc.

 

Além disso, procure quantificar seus resultados para demonstrar o impacto de seu trabalho. Por exemplo:

 

  • Aumentei as vendas da empresa em 30% no período de 2 anos.
  • Reduzi custos do departamento em 15% por meio de melhorias de processos.
  • Treinei e gerenciei uma equipe de 10 pessoas.

 

Essas informações ajudam o recrutador a entender seu perfil profissional e o valor que você pode agregar à empresa. Uma seção de experiência sólida é fundamental para se destacar entre os candidatos.

 

5. Habilidades

 

Foque em listar habilidades técnicas e interpessoais relevantes para a vaga que você está se candidatando.

 

  • Se você tem domínio de algum idioma estrangeiro, inclua o nível de proficiência (básico, intermediário ou avançado).
  • Liste softwares, ferramentas e tecnologias que você domina e que sejam valorizadas na sua área de atuação.
  • Habilidades interpessoais como comunicação, trabalho em equipe, liderança e gerenciamento de projetos são muito apreciadas pelos recrutadores.

 

Não sobrecarregue suas habilidades com itens irrelevantes. Foque apenas no que realmente agrega valor e faz a diferença para a vaga em questão. Certifique-se de que consegue comprovar tudo o que está listando no currículo.

 

 

Ilustração

 

 

6. Atividades Extracurriculares

 

As atividades extracurriculares demonstram seu envolvimento dentro e fora da comunidade. Incluir atividades relevantes como voluntariado, estágios, cursos, seminários, etc. mostra seu interesse em aprender e contribuir.

 

Ao listar suas atividades extracurriculares, comece com as mais recentes. Forneça detalhes sobre suas funções e realizações. Por exemplo:

 

  • Voluntário na ONG Viva Rio, Rio de Janeiro - Jan 2021 - Presente

Auxilio em projetos socioeducativos envolvendo música e artes para 150 crianças e adolescentes da comunidade.

Organizei e conduzi oficinas semanais de violão para turmas de 10 alunos.

 

  • Estagiário no Instituto Sou da Paz, São Paulo - Ago 2020 - Dez 2020

Pesquisei e desenvolvi conteúdo educacional sobre prevenção à violência para o site.

Auxiliei na organização do evento anual Sou da Paz Expo para um público de 5 mil pessoas.

 

  • Curso de Liderança e Trabalho em Equipe, Senac - 30 horas, Jul 2019

Curso presencial focado no desenvolvimento de competências de comunicação, gestão de conflitos e liderança de times.

 

Selecionar atividades relevantes para a vaga desejada demonstra proatividade e interesses alinhados. Mantenha o foco em realizações que agreguem valor ao seu perfil profissional.

 

 

Confira também: [GUIA] Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?

 

7. Interesses Pessoais

 

Ao listar seus interesses pessoais, o objetivo é dar uma ideia da sua personalidade e seus valores para o recrutador. É importante manter esta seção curta e evitar tópicos polêmicos ou divisivos.

 

Algumas dicas para uma boa seção de interesses pessoais:

 

  • Foque em atividades, passatempos e causas que realmente lhe interessam. Seja autêntico.
  • Inclua interesses que mostrem suas habilidades e contribuições, como trabalho voluntário, esportes em equipe, artes, etc.
  • Evite listas genéricas como "ler, assistir Netflix, viajar". Tente ser mais específico sobre seus interesses.
  • Mantenha a lista curta, de 3 a 5 itens no máximo. Não precisa incluir tudo.
  • Deixe de fora interesses controversos, partidários ou religiosos, para evitar possíveis preconceitos.
  • Mostre seus interesses mais positivos e relevantes. Exemplo: se gosta de games, mencione desenvolvimento de games ou comunidades de jogadores.
  • Equilibre interesses intelectuais e físicos para mostrar sua pessoa completa.

 

Ter uma boa seção de interesses pessoais permite ao recrutador conhecê-lo além das qualificações profissionais e aumenta suas chances de se conectar e causar uma boa impressão. Por isso, invista algum tempo pensando em como representar seus interesses e personalidade de forma positiva.

 

8. Referências

 

É importante incluir de 2 a 3 referências profissionais no seu currículo. Isso mostra que você tem pessoas que podem falar positivamente sobre seu trabalho e experiência.

 

Antes de listar alguém como referência, certifique-se de pedir permissão primeiro. Você não quer que as pessoas sejam pegas de surpresa recebendo uma ligação sobre uma referência que não sabiam.

 

Para cada referência, inclua o nome completo da pessoa, cargo ou relação profissional, empresa e informações de contato (número de telefone e email).

 

Alguns exemplos:

 

  • João Silva (Gerente, Silva Publicidade) - (11) 99999-9999, joao.silva@email.com
  • Maria Souza (Supervisora, Loja Ritmo) - (21) 88888-8888, maria_souza@email.com

 

Escolha referências que possam falar positivamente de você e destacar suas realizações e qualidades. Peça permissão com antecedência e forneça os detalhes de contato completos. Referências sólidas ajudarão a suportar sua candidatura para a vaga desejada.

 

 

Leia também: Plano de Carreira: 7 dicas para montar o seu

 

 

7 dicas para manter seu currículo impecável

 

Após terminar seu currículo, é muito importante revisá-lo com cuidado antes de enviar para qualquer vaga ou recrutador. Confira os seguintes pontos:

 

  • Ortografia e gramática: leia cuidadosamente todo o currículo para verificar se não há erros de ortografia ou gramática. Isso causa uma péssima impressão.
  • Formatação: confira se a formatação está consistente em todas as seções, com mesmo tipo de fonte, tamanho, espaçamento, etc.
  • Adaptação: sempre customize seu currículo para cada vaga, destacando as habilidades e experiências mais relevantes. Não use o mesmo currículo genérico para todas as vagas.
  • Atualização: mantenha seu currículo atualizado com suas experiências e realizações mais recentes. Remova informações muito antigas e sem relevância.
  • Coerência: verifique se todas as informações estão coerentes e concisas. Evite redundâncias.
  • Objetividade: seu currículo deve ser objetivo e direto ao ponto. Destaque seus diferenciais de forma clara e concisa.
  • Relevância: inclua apenas informações pertinentes para a vaga em questão. Retire tudo que seja supérfluo ou irrelevante.

 

Dedicar tempo para revisar seu currículo fará uma grande diferença na impressão que ele causará aos recrutadores. Um currículo com erros ou mal estruturado pode custar boas oportunidades profissionais.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde