Plano de saúde: existe diferença entre rede credenciada e referenciada?

Planejamento
8 minutos de leitura 16.04.2024
Plano de saúde: existe diferença entre rede credenciada e referenciada?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

A principal diferença entre rede credenciada e rede referenciada é o tipo de relação existente entre a administradora do plano de saúde empresarial e as variedades de assistência.

A principal diferença entre rede credenciada e rede referenciada é o tipo de relação existente entre a administradora do plano de saúde empresarial e as variedades de assistência. Na primeira, a operadora estabelece um acordo mais amplo, com mais modalidades e opções de serviços, o que dá aos beneficiários mais opções e autonomia de escolha. Já na segunda, os profissionais e instituições são especificamente selecionados pela administradora, o que permite maior controle em relação ao custo e à qualidade dos serviços.

 

Segundo o relatório "What Worries the World" da Ipsos, a saúde é a terceira maior preocupação mundial. Nesse contexto, o plano de saúde para PJ (pessoa jurídica) é um benefício corporativo considerado bastante significativo para mais de 70% dos profissionais que se candidatam a vagas no mercado de trabalho, segundo levantamento realizado pela Catho.

 

Seja no plano de saúde PME, destinado a empresas de médio e pequeno porte, seja nos serviços contratados por grandes companhias ou naqueles para microempreendedores individuais (MEI), o benefício pode ser vantajoso para o bolso e para a promoção do bem-estar dos colaboradores, contribuindo ainda para a atração e a retenção de talentos.

 

Uma dica para tomar uma decisão informada é atentar-se à cobertura do plano, verificando se a rede referenciada ou credenciada oferece medicamentos adequados para alguns tratamentos específicos. É comum que alguns planos de saúde apresentem restrições quanto a essas questões, sendo fundamental uma pesquisa detalhada sobre os recursos disponibilizados em cada um deles.

 

Vale ressaltar que, ao escolher uma modalidade de rede de plano de saúde, é importante que a empresa leve em consideração as características e os benefícios que cada uma oferece. Desse modo, é possível avaliar qual delas atende melhor às necessidades dos beneficiários em termos de preferências pessoais, especialidades médicas e localização.

 

 

Ilustração

 

 

Rede credenciada oferece acesso a especialistas, serviços e flexibilidade geográfica

 

De modo geral, uma rede credenciada de plano de saúde é uma lista de clínicas, hospitais, médicos e outros profissionais da área de saúde que estabelecem acordos para fornecer serviços à empresa contratante e aos beneficiários do plano. As condições costumam ser negociadas detalhadamente com a operadora do serviço.

 

Em geral, os profissionais não têm um relacionamento direto com a administradora do plano, mas concordaram em atender os pacientes que possuem o plano de saúde vinculado a condições especiais tanto de pagamento quanto de cobertura. Dessa forma, essa rede oferece aos beneficiários mais flexibilidade e mais opções para a escolha de instituições e de profissionais da saúde, conforme suas necessidades e preferências.

 

De acordo com portais especializados no assunto, uma rede credenciada pode oferecer variedade de escolha, amplo acesso a especialistas, serviços abrangentes e flexibilidade geográfica. A diversidade pode ser importante para quem tem preferências específicas em relação a hospitais, clínicas, médicos ou precisa se consultar com um especialista e profissional específico que não esteja disponível na rede referenciada.

 

Há uma gama variada de serviços como tratamentos terapêuticos, exames diagnósticos, cirurgias e internações hospitalares, por exemplo.

 

A flexibilidade geográfica é outra característica significativa dessa modalidade de plano. Quando comparado a uma rede referenciada, a rede credenciada abrange uma área geográfica mais ampla, o que pode beneficiar pessoas que têm o costume de viajar com frequência ou que possuem residências em diferentes regiões, por exemplo, já que podem encontrar profissionais e hospitais credenciados em diferentes localidades.

 

 

Custos reduzidos, acesso ágil, coordenação do cuidado integram a rede referenciada

 

Uma rede referenciada, por sua vez, consiste numa lista de instituições médicas e profissionais de saúde com os quais a administradora do plano estabelece uma parceria direta. Esse vínculo implica em acordos específicos entre a operadora e os prestadores de serviços de saúde.

 

Os estabelecimentos e os profissionais são selecionados pela administradora com base em critérios de custo e de qualidade. Quando um beneficiário do plano necessita de atendimento, ele é encaminhado para as instituições dessa rede. Esse tipo de parceria permite que a administradora do plano de saúde negocie condições de pagamento e preços especiais, o que pode resultar em custos menos onerosos para a empresa contratante e para os beneficiários.

 

Nessa dinâmica, o acesso é facilitado, já que os conveniados podem ser atendidos rapidamente pelos profissionais e instituições parceiras, sem ser preciso buscar atendimento fora da rede. Um sistema de coordenação do cuidado também costuma estar presente numa rede referenciada, ou seja, os profissionais de saúde atuam em conjunto para oferecer uma abordagem integrada no tratamento dos beneficiários.

 

Ambas as modalidades contam com assistência médica de qualidade, basicamente o que varia são as condições de acesso. Sendo assim, cabe à empresa analisar criteriosamente as características envolvendo cada um dos planos para tomar a melhor decisão alinhada às especificidades médicas, circunstâncias e necessidades de cada indivíduo.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde